Mitos e Verdades nos Cuidados com as Unhas?

Tempo de leitura: 2 minutos

Apenas os cuidados básicos como esterilização são suficientes para evitar o contágio de doenças nas unhas?

Só para deixar claro, esterilização só da para ser feita com autoclave. Desinfecção com a estufa se os cuidados forem feitos com autoclave sim, é suficiente se realizado da maneira correta. Alguns fungos e bactérias são resistentes aos métodos de desinfecção mais simples.

Quais são os cuidados que um salão deve ter para evitar a transmissão de doenças?

Primeiro a esterilização do material todo, inclusive o palitinho que limpa o esmalte. Uso de lixas descartáveis. Evitar cutucar embaixo da unha e muito nas laterais para não tirar a proteção natural da unha e evitar tirar muito as cutículas.

É possível pegar hepatite apenas com o uso de um alicate não higienizado?

Alguns tipos de hepatite, como a C e a NÃO A e NÃO B que não se sabe ainda todos os modos de contágio. Acha-se que é só pelo sangue, mas não se tem certeza. Não há nada comprovado, mas em teoria deve tomar cuidado sim. Segundo alguns estudos a transmissão da Hepatite C é mais fácil de acontecer que a Aids se em contato com sangue contaminado.

O mesmo caso acontece com micose? Como elas podem ser evitadas?

Os fungos adaptados ao homem é que são os maiores causadores das micoses de unha, passam de um para o outro, mas precisam de um ambiente propício: calor, umidade, baixa resistência e porta de entrada que podem ser machucadinhos e, é aí que a manicure entra, pois muitas vezes machucam o local da cutícula ou laterais e embaixo da unha dando porta de entrada para os fungos.

5) Como uma pessoa desenvolve Onicosquizia?

A onicosquizia ou descamação ungueal ocorre por diversos fatores, os mais comuns são agressão externa, como lavar muito as mãos e uso de produtos de limpeza, mas podem traduzir uma falta de nutrientes ou baixa reserva de ferro.

6) É uma doença transmissível? Qual é a principal área de risco?

Não. É uma característica pessoal e ambiental.

7) Qual é a doença em unhas mais perigosa? Por quê?

Eu diria que é o melanoma, um tipo de câncer de pele vindo de células de pigmento que pode começar apenas como uma linha escura na unha e depois se tornar um câncer.

8) No geral, como uma manicure deve agir para evitar essas doenças de unhas?

Como já disse, deve evitar cutucar muito, sempre usar lixa descartável e material esterilizado em autoclave, higienizar as mãos entre clientes, usar lixas seladoras para selar e polir a unha sem agredir.

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]