Cuidado, limão queima!

Tempo de leitura: 1 minuto

Nesta época do ano, onde as temperaturas batem os 30 graus com facilidade, não existe nada mais refrescante do que tomar uma boa limonada gelada ou preparar um churrasco regado a caipirinha em uma tarde de sábado. Pois é também neste período que crescem os casos de queimaduras provocadas por frutas cítricas como o limão. Para que sua diversão não acabe no pronto-socorro, o conversamos com dermatologistas sobre o tema.

Manchas, irritação, vermelhidão e coceira, este são sintomas clássicos da famosa queimadura com limão. A reação, que demora em média 30 minutos para acontecer, é causada pelo bergapteno, termo usado pelos médicos ao composto presente em frutas cítricas como o limão e laranja, que em contato direto com o sol podem fazer um belo estrago.

“Primeiro é importante explicar que o limão contém alguns ácidos em sua casca e suco que, se expostos ao sol, causam uma reação de fotosensibilidade e queimadura chamada fitofotodermatose,” observa Gabriela Casabona, dermatologista do Hospital Samaritano de São Paulo.

Pode até parecer uma coisa banal e simples de resolver, porém, as queimaduras com frutas cítricas podem trazer sérias complicações como queimaduras de segundo grau. Os especialistas garantem que mesmo sendo reduzido, o risco de um câncer de pele não deve ser descartado.

“O câncer de pele geralmente ocorre sobre cicatrizes de queimaduras profundas e não é causado pela queimadura em si. Entretanto, ele pode aparecer ao longo dos anos,” alerta Gabriela Casabona.

Esta matéria contou com a colaboração da Dra Gabriela Casabona.

Link: http://www.areah.com.br/vip/saude/materia/11211/1/pagina_1/cuidado,-limao-queima.aspx

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]