Podemos evitar o envelhecimento das mãos

Tempo de leitura: 7 minutos

Costumamos nos preocupar com o rosto, corpo e esquecemos de olhar para pescoço, mãos e colo. E nossas mãos revelam muito sobre nós, sendo a primeira a demonstrar o envelhecimento.

Podemos estar com o corpo impecável, cabelos tratados, pele do rosto viçosa. E mesmo sendo vaidosas, somos traídas por essa parte do corpo que é mais difícil de disfarçar a passagem do tempo.

As mãos estão entre as partes mais importantes do nosso corpo. Não só por causa da função, responsável por maior parte da evolução humana, mas como unidade estética do maior órgão do corpo sujeito ao envelhecimento. Por alta exposição às radiações solares e da negligência dos que se preocupam só com a pela do rosto.

As mãos são as que mais sofrem, com ação do tempo, pelos seguintes motivos: além da tendência natural de perder gordura e elasticidade com o avanço da idade, tem grande exposição a agentes externos, tais como poeira e produtos químicos.

Seja por uso profissional, pela exposição solar, por emagrecimento, a pele da mão vai se tornando mais enrrugada, com aspecto emagrecido devido a perda do tecido subcutâneo e com manchas acastanhadas dando aspecto de envelhecimento.

Existem fatores mais agressivos, como clima seco, detergentes domésticos, água em excesso e fluídos de limpeza, são fatores que agridem as mãos, fazendo com que elas envelheçam precocemente, comprometendo a beleza e harmonia estética.

O cuidado diário é o primeiro passo, para quem quer recuperar o tempo perdido. Além de fotoproteção, ativos clareadores e associação de tratamentos estéticos para a prevenção e clareamento das manchas e o envelhecimento já existente..

A perda muscular se acentua, entre a 5ª e 6ª décadas as mãos se tornam mais magra, principalmente na região dorsal, pois além da perda de gordura no local há uma substancial perda da massa muscular daquela região.

Inimigos invisíveis

Existem dois grupos de fatores que causam envelhecimento da pele: os interno e os externos.

Fatores internos

São determinados pela genética, independem do que se faça e fogem do nosso controle. Pela genética, a partir dos 30 anos a produção de colágeno e elastina diminui. São elas que dão firmeza à pele. A hidratação da pele também é afetada. A pele das mãos fica fina, menos elástica e ressecada. Com o tempo, a quantidade de gordura sob a pele diminui, por isso, veias e tendões das mãos ficam visíveis.

Fatores Externos

São agentes do meio ambiente que aceleram o envelhecimento da pele. Nesse grupo, o estilo da vida conta muito. O principal agente é o Sol. Outros fatores, são o que já citamos, produtos químicos, detergente etc..

O ideal é proteger as mãos com luvas e hidratar constantemente com cremes potentes.

A mão fotoenvelhecida é caracterizada por uma série de alterações, como o adelgaçamento e ressecamento que confere uma cor amarelada, a diminuição das secreções glandulares e da pilificação, a redução da elasticidade, a presença de rugas e acentuação de sulcos pré-existentes. Sobrepõem-se a estas alterações inúmeras lesões. As benignas são as melanoses solares (manchas senis), queratoses seborréicas (mais salientes), púrpuras senis(hematomas espontâneos  ou fragilidade capilar), leucodermias gutatas (manchas brancas em confete), os mílios coloides ( lesões milimétricas no dorso das mãos) e as telangiectasias (vasos dilatados).

Hoje existem tratamentos estéticos que melhoram muito a aparência das mãos e se tornaram aliados essenciais para reverter esse quadro.

Tratamento de rejuvenescimento

Cremes

Além do filtro solar, devemos usar nas mãos hidratantes que contenham, uréia, lactato de amônio, ácido hialurônico. Deve-se usar também cremes à base de ácido retinoico ou glicólico à noite e isso deve ser prescrito por um dermatologista. O tratamento com esses cremes, hidrata, acelera a renovação celular melhorando a textura da pele, e retarda o envelhecimento mas, dificilmente remove manchas.

LIP para manchas

O tratamento com Luz Intensa Pulsada para remover manchas senis é fantástico. Bastam algumas sessões e as manchas somem ou suavizam consideravelmente. Depois da sessão surgem casquinhas que caem em duas semanas.

Laseres fracionados para estimular o colágeno

As boas opções são o laseres fracionados, como o diodo fracionado não ablativo, yag micropulsado ou até mesmo os ablativos como CO2. Eles agridem a pele em pontos salteados e estimulam a formação de colágeno novo. O laseres fracionados atenuam muito as rugas e manchas, devolvendo viço, textura e jovialidade das mãos.

Peelings Quimicos

Os peeling combinados ( vários ácidos juntos) são bem indicados para refinamento e remoção de pele envelhecida. O efeito é uma pele rejuvenescida e mais firme. Para o tratamento dar certo, é preciso repetir a aplicação algumas vezes por ano.

Hidratação e Eletroporação

Com DMAE incrementam a hidratação local. O efeito é a pele rejuvenescida e mais firme.

Radiofrequência

A radiofrequência tem por objetivo aumentar a densidade dérmica através do estimulo de colágeno por calor dando um aspecto mais saudável e jovial para o dorso das mãos.

Drug Delivery com Microagulhamento

Processo que é feito com caneta de microagulhas pequenas para criar um pertuito de entrada para que as medicações ( Vit C, DMAE, Proteoglicanos, AC hialuronico) tenham uma penetração e ação mais eficazes. Além da criar penetração de medicamentos o microagulhamento gera um processo de remodelação de colágeno e estimulo de células tronco bastante eficaz e benéfico para o rejuvenescimento da pele das mãos.

Preenchedores

Já o preenchimento temporário pode ser feito com preenchedores comuns, quando a perda de massa da mão é pequena, ou com volumizadores, quando houver perda significativa. O tratamento deixa o tecido com um aspecto mais jovem, com menos vasos e tendões aparentes.

— A flacidez pode ser tratada com preenchedores muito delicados à base de ácido hialurônico, aplicado com uma técnica nova, chamada Skinbooster. Ela utiliza pequenos volumes em várias sessões, realizadas a cada duas ou três semanas, e estimula a produção de colágeno do próprio paciente. Já no caso dos volumizadores, é feita apenas uma sessão ao ano.

Ainda em se tratando de preenchedores, há a opção de aplicação do hydroxiapatita de calcio, que gera um aumento da espessura da pele e da produção de colágeno, suavizando as linhas.

Dicas para o dia a dia

Uma esfoliação semanal ajuda a manter a cor da pele mais uniforme.
Evitar a água quente na hora do banho também ajuda a manter as mãos mais jovens por mais tempo.
Utilizar luvas quando estiver manipulando produtos químicos e aplicar constantemente cremes hidratantes específicos para as mãos.
Uso de protetor solar diariamente, luvas de tecido com proteção UV ao dirigir e o uso de luvas de látex ou silicone na hora da limpeza de casa.
Os produtos químicos, como: sabão, detergentes e outros produtos de limpeza agridem a pele e a deixam desidratada.
Os peelings, promovem a descamação da área das mãos e , consequentemente a renovação celular e o clareamento dos mesmas.

Os tratamentos em 3D conseguem excelentes resultados, informe-se.

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]