Câncer da pele

Tempo de leitura: 1 minuto

Uma de minhas pintas tem crescido e mudado de forma o que devo fazer?

Os Melanomas são lesões que normalmente se originam de pintas já existentes que freqüentemente se transformam com rapidez e os sinais mais precoces seriam detectados através da regra ABCD:

  • Assimetria: uma metade da pinta é diferente da outra.
  • Borda irregular: contornos mal definidos.
  • Cor variável: muitas tonalidades numa mesma lesão (preta, castanha, branca, vermelha, azulada).
  • Diâmetro: maior que 6,0 mm/ (diâmetro de um lápis).

O diagnóstico final se dá por biópsia local. Como é um tipo de câncer com grande poder de metastatização. Deve ser diagnosticado e tratado no inicio. Paralelamente deve ser feito estadiamento físico geral.

Tenho uma espinha no nariz que nunca cicatriza. Devo me preocupar?

Os tipos Não Melanomas (mais freqüentes são Carcinomas espino e basocelular) se originam, em sua maioria, em áreas de exposição solar ou de trauma constante.

Alguns fatores são associados com aumento do risco como fumo, uso de drogas imussupressoras, uso próteses dentárias e exposição solar sem proteção cumulativa.

O tratamento de escolha é a cirurgia convencional, mas em alguns casos pode ser feita quimioterapia tópica com PDT –  Metvix.

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]