Cicatrizes

Tempo de leitura: 1 minuto

Tenho uma cicatriz grande que foi ficando mais aparente e larga com os meses, isto é queloide?

As cicatrizes inestéticas podem ter diversas causas. A maioria acontece pós trauma ou cirurgia. Podem ter uma evolução normal com formação de fibrose no local que vai diminuindo com os meses e clareando também. Geralmente, a cicatriz torna-se menos notável com o passar do tempo.

Muitas cicatrizes, inicialmente inestéticas, tornam-se aceitáveis após três meses ou mais. O aspecto da cicatriz dependerá da sua localização no corpo, sentido da cicatriz, cor e textura da pele, comprimento, largura e profundidade. Alguns locais do corpo, caracteristicamente, apresentam uma tendência maior em formar cicatrizes mais evidentes, como a parede torácica, a parede abdominal, assim como a região lateral da face e orelha.

A cicatriz hipertrófica tem a característica de melhorar após 6 meses, já o quelóide precisa de tratamento para melhorar. O quelóide geralmente ocorre mais nos orientais e negros. Podem estar associados a coceira, ardor e dor no local da cicatriz que melhora com o tratamento.

Hoje se inicia o tratamento das cicatrizes logo após a retirada dos pontos ou no máximo 1 mês depois com luz pulsada ou laser fracionado não ablativo Lux 1540. Nos casos de quelóide pode se indicar também infiltração de corticóides e a betaterapia. Às vezes uma cirúrgia reparadora em cima da cicatriz antiga é necessária.

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]