Verão Laranja e a Proteção Solar

Tempo de leitura: 2 minutos

O clima quente do verão com altas temperaturas favorecem no mês de Dezembro as atividades ao ar livre e maior exposição ao sol.

A campanha #VerãoLaranja vem para alertar sobre os riscos do Câncer de Pele e principalmente conscientizar para a importância da proteção solar. Embora a discussão sobre o tema seja maior nos meses mais quentes do ano, o uso do filtro solar deve se tornar um hábito.

Qual a Relação entre Câncer de Pele e Exposição aos Raios de Sol?

A exposição à Radiação Ultravioleta (Raios UV) causa o desenvolvimento de tumores cutâneos, radiação essa que é emitida pelo sol e câmaras de bronzeamento.
Por ter relação direta com o desenvolvimento dos principais tipos de câncer de pele, o alerta para o uso de filtro solar e evitar a exposição ao sol em excesso são tópicos frequentemente abordados na campanha Dezembro Laranja.

Apenas o uso do Filtro Solar é o suficiente?

Nos últimos anos outras radiações (UVC, Infravermelto e a Luz Visível) têm se tornado importantes na genese de doenças de pele, não só o câncer.
Infelizmente ainda não temos protetores solares específicos para as radiações aqui listadas, o que torna importante o uso de roupas e chapéus como colaboradores na Proteção Solar.

Para que o uso do protetor solar seja mais efetivo, existem três regrinhas que devemos seguir

  • Ser aplicado 30 minutos antes da exposição, na pele seca para que a química tenha tempo de ser absorvida pela pele.
  • A quantidade a ser aplicada é 1 colher de chá para face, pescoço e colo.
  • O ideal é que o protetor tenha no mínimo 30FPS e a reaplicação a cada 2-3 hrs, dependendo da situação, pois se você vai se exercitar e suar muito a reaplicação deve ser feita com menor intervalo.

Em dias nublados, preciso usar o Filtro Solar?

Justamente quando o sol não se apresenta forte e radiante é quando devemos nos atentar à proteção, a sensação térmica não incômoda em dias nublados passa uma falsa impressão de “sol fraco”, quando na verdade os raios UV continuam ali, atingindo sua pele, que deve estar sempre protegida.

Mudança de Hábitos

Se você ainda não é adepto à utilização do Filtro Solar no seu dia-a-dia, aproveite a campanha Dezembro Laranja para mudar seus hábitos e fazer o uso constante do Filtro Solar, espalhe para as pessoas essa dica valiosa, que além de ajudar na prevenção do Câncer de Pele, também é uma ótima ferramenta no rejuvenescimento.

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]