Cirurgia Micrográfica

Tempo de leitura: 1 minuto

A Cirurgia Micrográfica ou Cirurgia de Mohs tem este nome pois foi desenvolvida por um médico americano muito criativo e persistente chamado Frederick Mohs. Sabendo do comportamento muitas vezes ICEBERG dos tumores de pele (pequeno por fora e grande por dentro) criou um método no qual é possível controlar microscopicamente todo o procedimento.

Geralmente aplicada em Cânceres de Pele, que não são melanoma, com margens clínicas pouco definidas ou então em casos onde se busca poupar cada milímetro da pele por questões estéticas ou funcionais, a cirurgia retira o tumor em questão sem eliminar partes não acometidas pelo tumor!
Existem casos que apresentam até 98% de índice de cura dentro de um acompanhamento de 5 anos. Nos EUA é a cirurgia mais realizada para excisão destes tumores.

É um procedimento feito de forma ambulatorial, apenas sob anestesia local ou sob sedação, comumente um pouco mais demorada que uma cirurgia convencional por conta da análise microscópica. Preserva- se portanto o máximo de tecido sadio e controle-se de 100% margens!

Ainda é uma técnica pouco realizada no Brasil, mas como Dr. F. Mohs devemos perseverar na busca do que é melhor e mais seguro.

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]