Cicatriz de Acne – O Que Há de Mais Atual em Tratamentos

Tempo de leitura: 3 minutos

Essa doença que atinge adolescentes e que também afeta muitos adultos, muitas vezes deixa suas marcas e mesmo após a “fase de acne” ainda ficam as cicatrizes.
Fique por dentro do que existe em tratamento para as cicatrizes causadas pela Acne.

A grande novidade é o tratamento full thickness.

Associação de Bioestimulação com Ultrassom Microfocado:
Quando temos mais de um tipo de cicatriz de acne, temos que fazer estimulação de colágeno novo desde a derme profunda até à superfície e também uma estimulação de epiderme nova o que chamamos de estimulação de toda espessura da pele, para isso criamos um protocolo para estimulação de colágeno com injeção de hidroxiapatita de cálcio subcutânea, aplicação de Ultrassom Microfocado que estimula colágeno na derme média e profunda. Se necessário ainda podemos contar com o Laser CO2 ou Microagulhamento o para estimulação da epiderme.

Tudo no mesmo dia e em uma sessão!

 Além da técnica citada acima, temos ainda outras opções de tratamentos que se mostram eficazes quando falamos de cicatrizes causadas pela acne.
  • Peelings Químicos: podem ser superficiais, médios ou profundos, de acordo com a profundidade da pele que se deseja atingir. Os resultados são mais aparentes quanto mais profundos são os peelings. Aqui vale lembrar que embora seja um procedimento não invasivo, ainda assim deve ser realizado por um profissional treinado, deve-se entender o resultado que quer alcançar a analisar o tipo de pele para definir o tipo de peeling.Bons resultados podem ser obtidos com peelings superficiais repetidos e realizados a pequenos intervalos, principalmente para o tratamento de manchas causadas pela acne. Além de clarear as manchas, os peelings melhoram a textura da pele, que fica mais uniforme e melhora o seu aspecto como um todo. Quando as cicatrizes são mais profundas, os peelings médio a profundo podem ser melhor utilizados.
  • Dermoabrasão: consiste no lixamento da pele, é indicado nos casos em que há presença de cicatrizes deprimidas e profundas, principalmente aquelas com bordas bem delimitadas. O procedimento é feito sob anestesia.
  • Preenchimento Cutâneo: para as cicatrizes deprimidas que desaparecem quando a pele é esticada, o preenchimento pela técnica de microgotas é uma boa indicação. São injetadas substâncias debaixo da cicatriz, levantando-a. Os preenchedores podem ser temporários, como o ácido hialurônico (que pode durar cerca de 1 ano). O procedimento é bem tolerado e, pessoas mais sensíveis podem utilizar um creme anestésico.
  • Elevação de Cicatrizes: indicada para aquelas cicatrizes deprimidas que se parecem com marcas de catapora. Sob anestesia local, utiliza-se um punch (instrumento cortante semelhante a um canudo) para cortar a pele da cicatriz em círculo, sem soltá-la dos tecidos mais profundos, elevando-a até ao nível normal da pele e fixando-a com curativo. É comum a pele ficar até mais alta que a pele normal, sendo necessário, posteriormente, realizar uma dermoabrasão de toda a região para igualar a altura.
  • Excisão e Sutura Simples: utilizada para remover cicatrizes disformes, com bordas irregulares. Consiste na retirada da cicatriz com bisturi, sob anestesia. A cicatriz resultante da remoção é mais uniforme, feita borda a borda, com resultado estético melhor.
  • Ressurfacing com Laser: o tratamento é semelhante à dermoabrasão só que, ao invés das lixas, a remoção do tecido é feita pelo laser. Assim, a profundidade do tecido a ser removido é controlada pelo computador, enquanto que, na dermoabrasão, depende mais da sensibilidade do profissional. É indicado para cicatrizes deprimidas de bordas bem marcadas.
  • Subcisão: utilizada para elevar cicatrizes deprimidas, a técnica consiste em liberar a pele da fibrose cicatricial que a puxa para baixo. É feita pela introdução de agulha cortante sob a cicatriz, em movimentos de vai-vem, que cortam o tecido fibroso, soltando a pele. Um hematoma resultante do trauma estimula a formação de tecido colágeno no local, que também vai ajudar a elevar a cicatriz.
  • Microagulhamento: utiliza uma caneta Derma pen, aonde com várias agulhas faz estímulos ativando a pele para produção de colágenos, melhorando muito a aparência da pele.

Gostou das dicas? Acomapnhe-me nas redes sociais e se inscreva para receber novidades!

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]