Vitamina D x Sol

Tempo de leitura: 2 minutos

A vitamina D é um nutriente essencial para o corpo humano, principalmente em relação à formação e manutenção dos ossos. Apesar de existirem alimentos que contenham vitamina D (como salmão, atum, sardinha, ovos, derivados de leite), a sua principal fonte natural é o sol. A síntese da vitamina D é ativada pelos raios solares, mais especificamente pelos raios ultravioletas tipo B (UVB).No entanto, os mesmos raios solares, que estimulam a produção da vitamina, também podem ser nocivos para a pele.

Cuidados na Exposição Solar

A exposição solar contribui tanto para o envelhecimento cutâneo como para o aparecimento de manchas e câncer de pele.Por esse motivo, é muito importante existir equilíbrio e cautela com o sol. Nos últimos anos, observou-se que uma parcela significativa da população apresenta níveis baixos de vitamina D. Com isso, algumas pessoas começaram a questionar as nossas recomendações sobre fotoproteção.

Reposição Oral x Exposição ao Sol

Em teoria, poucos minutos de sol por dia, em qualquer parte do corpo, já seriam suficientes para a síntese da vitamina D. Isso é facilmente atingido no dia-a-dia. Se, mesmo assim, os exames de sangue evidenciarem deficiência dessa vitamina, recomendamos a sua reposição oral e não o aumento da exposição solar. Isso porque tomar mais sol ou suspender o protetor não são medidas que necessariamente serão suficientes para normalizar os níveis séricos da vitamina D. Entretanto, certamente, a longo prazo vão aumentar as chances de câncer de pele.

A suplementação oral deve ser feita conforme orientação médica e, em geral, não tem efeitos colaterais. No entanto, doses excessivamente altas podem ser prejudiciais ao organismo. Levando-se em consideração todos os benefícios e riscos associados ao sol.

Recomendações da SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia

Expor ao sol, por 5 a 10 minutos ao dia, áreas que normalmente ficam cobertas, como pernas, barriga, palmas ou plantas. Dessa forma, garantimos produção de vitamina D sem sobrecarregar as áreas que são cronicamente expostas e, portanto, mais suscetíveis ao aparecimento de câncer e lesões pré-cancerígenas.

Dosar a vitamina D e, se houver necessidade, fazer a reposição oral, sob supervisão médica

Manter uso diário de protetor solar nas áreas expostas. Reaplicação de 2 em 2 horas se exposição mais prolongada. O sol é vital, tanto para a produção da vitamina D como para a saúde geral, física e mental. No entanto, a exposição deve ser feita com cautela, a fim de evitarmos queimaduras, câncer de pele e o fotoenvelhecimento.

Vitamina D na Pandemia

A vitamina D é sabidamente fundamental para o adequado funcionamento do corpo humano. Até o momento, não existem evidências científicas que relacionem os níveis da vitamina e as taxas de infeção pelo vírus. Portanto, não há indicação de suplementação da vitamina D como prevenção ou tratamento do Coronavirus (Covid-19).

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]