Acne da mulher adulta

Tempo de leitura: 2 minutos

Quando pensamos em espinhas, quase que automaticamente nos vem à cabeça a imagem de um adolescente. No entanto, a acne não é uma condição exclusiva da puberdade. Essa doença também pode acometer adultos, principalmente as mulheres.

Diferenças nas faixas etárias

A acne da mulher adulta refere-se ao quadro que começa ou persiste após os 25 anos de idade.

Diferentemente das lesões na juventude, que costumam aparecer na zona T (testa, nariz, queixo e parte superior das bochechas), na vida adulta elas ocorrem preferencialmente na região do queixo, mandíbula e pescoço (zona U) e costumam piorar no período pré-menstrual.

A acne na mulher adulta é algo comum?

A acne da mulher adulta acomete até 40% das mulheres e é uma queixa muito comum no nosso consultório.

A alteração associada mais frequente é o hiperandrogenismo, isto é, o aumento nos níveis de andrógenos, que são os hormônios masculinos. A principal causa é a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP). Devemos desconfiar dessa condição quando, além da acne, a paciente refere irregularidade menstrual e aumento dos pelos (hirsutismo).

Alterações hormonais e acne na mulher adulta

No entanto, 70% das pacientes adultas com acne não apresentam nenhuma alteração hormonal. Nesses casos, acredita-se que os receptores presentes nas glândulas sebáceas tenham uma sensibilidade maior aos hormônios circulantes, cujos níveis encontram-se dentro da normalidade.

Além da questão hormonal, vários outros fatores podem contribuir para a piora do quadro. Tais como:

  • estresse
  • tabagismo
  • falta de sono
  • obesidade
  • sedentarismo
  • alguns medicamentos
  • alimentação rica em carboidratos e laticínios
  • cosméticos inadequados
  • suplementos alimentares
  • exposição solar

Relação entre DIU Mirena e acne na mulher adulta

O DIU Mirena (dispositivo intra-uterino que libera pequenas quantidades de hormônio) também é sabidamente um fator de piora da pele, principalmente nas mulheres que já apresentam predisposição para a acne. Apesar de ser bastante popular, o Mirena pode não ser a melhor opção anticoncepcional para algumas pacientes. Existem outras alternativas que podem ser consideradas e devem ser discutidas, em conjunto, com o ginecologista.

A acne da mulher adulta compromete a qualidade e auto-estima. Além disso, também pode deixar cicatrizes permanentes no rosto. Por todos esses motivos, merece tratamento adequado.

A paciente deve sempre passar por uma consulta, para que o médico dermatologista possa avaliar e pesquisar possíveis causas subjacentes e, dessa forma, direcionar o tratamento da forma mais apropriada.

Rotina Skincare e Tratamentos para acne na mulher adulta

A rotina de skincare e o uso de cosméticos e maquiagens específicos para a pele oleosa são importantes. No entanto, nem sempre são suficientes. A acne é uma doença e precisa de tratamento médico. Além dos cuidados básicos de limpeza, precisamos associar medicamentos orais e tópicos para o controle adequado.

Procedimentos como limpeza de pele, peelings e laser são complementares para um resultado mais satisfatório e uma melhora global da pele.

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]