Repelente: Estou usando corretamente?

Tempo de leitura: 3 minutos

Um número crescente de casos de Dengue, Zika e Chikungunya (doenças transmitidas através da picada de mosquito) vem sendo registrado no Brasil. Por isso, o uso de repelentes de insetos aumentou muito recentemente. Mas quais as indicações, tipos, modo de usar e cuidados desses produtos?

A partir de qual idade posso usar Repelentes?

O uso de repelentes está aprovado para crianças a partir dos 6 meses de idade. Porém até os 2 anos de idade, devem ser usados com mais cautela. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda a utilização dos repelentes conforme as orientações de cada fabricante.

Como funciona a ação do repelente na pele?

Os repelentes atuam formando uma camada de vapor com odor repulsivo aos insetos. As substâncias mais usadas nos repelentes, no Brasil, são a Icaridina (20-25%), a Dietiltoluamida (DEET;6-15%) e o Etilbutilacetilaminopropionato (IR3535).

A Icaridina (presente no Exposis®) é a substância repelente de maior tempo de duração (até 10 horas) e que apresenta maior eficácia contra o Aedes aegypti. Pode ser aplicada até 2 vezes ao dia, em crianças a partir dos 2 anos de idade, e até 3 vezes em em adultos, gestantes e idosos.

O DEET infantil (6-9%; OFF®, Autan®, Repelex®) tem duração média de 4 a 6 horas, podendo ser usado em crianças acima dos 2 anos de idade (2 vezes ao dia). O uso em adultos (DEET 10-15%) é indicado até 3 vezes ao dia, pois a duração persiste por 6 a 8 horas.

Por fim, o IR3535 (Johnson’s®) está indicado em crianças dos 6 meses aos 2 anos, com duração de 4 horas, podendo ser aplicado, nesse grupo, uma única vez ao dia. Em crianças dos 2 aos 7 anos de idade, a aplicação deve ser feita 2 vezes ao dia e para os maiores de 7 anos, inclusive grávidas e idosos, 3 vezes ao dia.

Repelentes Naturais

O uso de repelentes com fórmulas naturais, por exemplo, a base de citronela (Weleda®), andiroba, óleo de eucalipto-limão, deve ser evitado pois, como são substâncias muito voláteis, acabam tendo uma duração muito curta e, consequentemente, eficácia reduzida.

Cuidados no uso de Repelentes

O uso de repelentes deve ser restrito às áreas expostas, distante dos olhos, nariz e boca, para evitar intoxicação. Evitar a aplicação na pele irritada ou ferida. Cuidado ao aplicar nas mãos de crianças, que podem levar as mesmas à boca. Quando usado associado a hidratante e/ou protetor solar, o repelente deverá ser sempre o último produto a ser aplicado (esperar cerca de 15 minutos depois do último).

Não aplicar repelente mais de 3 vezes ao dia, para evitar intoxicação.

Na suspeita de alguma reação ou intoxicação, lavar bem o local exposto com água corrente e entrar em contato com um serviço de intoxicação. Se necessário, procure serviço médico para ser orientado.

Quais são as alternativas aos Repelentes?

Além do uso dos repelentes, não podemos esquecer outras medidas protetoras, tais como, uso de roupas claras (roupas escuras atraem o mosquito), mais largas (as muito coladas permitem a picada), mangas longas e calças compridas. Dar preferência aos tecidos mais grossos, com tramas mais fechadas. Evitar perfumes, pois esses podem atrair os insetos. O uso de repelentes elétricos, ar condicionado, ventiladores, mosquiteiros e telas (com ou sem a aplicação de inseticida) também ajudam a espantar o vetor.

Evitar recipientes com água parada, onde esses mosquitos proliferam.

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]