Queda de Cabelo: Quando Devo me Preocupar?

Tempo de leitura: 1 minuto

Os fios não crescem continuamente. O ciclo do cabelo é dividido em 3 fases:

• fase anágena: é a fase de crescimento. Tem duração de 2 a 5 anos
  • fase catágena: a atividade da raiz do pelo vai diminuindo até cessar. É a fase de repouso e tem duração de 3 a 4 semanas
  • fase telógena: fase de despreendimento do fio, ou seja, de queda. Tem duração de 4 meses.

O que podemos considerar uma queda normal?

Normalmente, cerca de 100 fios caem todos os dias. A queda faz parte do ciclo do cabelo e, portanto, é um processo fisiológico.

Condições que podem agravar a queda do cabelo

Algumas situações, no entanto, podem aumentar a taxa de queda. As principais causas de queda excessiva são:

• alterações da tireóide
  • anemia e deficiência de ferro
  • alguns medicamentos
  • quimioterapia
  • pós-parto
  • infecções, doenças graves e cirurgias
  • dietas muito restritivas
  • ingestão insuficiente de proteína

A alopecia androgenetica (calvície) pode provocar uma queda lenta, porém progressiva, dos fios. Acomete tanto homens como mulheres. Apesar do seu caráter genético, que não pode ser anulado, o tratamento adequado consegue retardar a sua progressão.

Muitas outras doenças podem afetar o couro cabeludo como dermatite seborreica, psoríase, alopecia areata.

Para uma avaliação e tratamentos adequados, consulte sempre um dermatologista.