Mascne: o que é e como evitá-la?

Tempo de leitura: 1 minuto

Você sabe o que é a Mascne?

Devido a pandemia da COVID-19, a máscara se tornou um acessório completamente indispensável para que possamos nos proteger e proteger o próximo. Porém, o uso da máscara trouxe algumas complicações para a pele, infelizmente. Uma delas é a aparição repentina da Acne.

Afinal, o que é a Mascne?

Mascne é a combinação das palavras máscara e acne. O termo descreve a piora da acne associada ao uso das máscaras de proteção.

O uso constante e prolongado da máscara gera atrito na pele, que causa a obstrução dos poros. Além disso, respirar dentro da máscara, cria um ambiente quente e úmido, aumentando a produção de sebo e a proliferação de bactérias.

Todos esses fatores, associados ao estresse da pandemia, levam à piora da oleosidade e ao aparecimento de espinhas.

É Pior em Quem tem Pele Oleosa?

Isso é ainda mais frequente em quem já tem tendência a pele oleosa ou acneica, em especial mulheres, pois a máscara fica nas regiões mais afetadas pela acne da mulher adulta: queixo e mandíbula.

Como Posso Evitar a Mascne?

Para evitar a aparição da Mascne, algumas medidas preventivas podem ser adotadas:

  • dê preferência às máscaras de algodão, pois elas são menos agressivas para a pele;
  • lave o rosto 2 vezes ao dia com os produtos indicados
  • tenha produtos de skincare adequados, incluindo um hidratante, protetor solar e um ácido, preferencialmente indicados por um especialista
  • utilize esfoliante 1 vez por semana
  • faça limpeza de pele regularmente
  • evite usar base / corretivo sob a máscara
  • jamais durma com maquiagem (essa dica vale para evitar acne no geral e para preservar a saúde e beleza da sua pele).

Percebam que as dicas são simples, facilmente adequadas à rotina e não exigem tanto tempo.

Para um tratamento efetivo e para a escolha adequada dos produtos de skincare, consulte o seu dermatologista, preferencialmente registrado na Sociedade Brasileira de Dermatologia.

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]