Coronavírus e Cuidados com a Pele

Tempo de leitura: 1 minuto

Estamos vivendo um momento crítico e muito delicado. A pandemia do Coronavirus (Covid-19), que teve origem na China, se espalhou por todo o planeta, atingindo inclusive o Brasil.

A grande preocupação está relacionada com a rápida dispersão do vírus, a infecção de idosos e doentes crônicos (ex: diabéticos, imunossuprimidos e pacientes oncológicos) e a sobrecarga aos serviços de saúde, públicos e privados.

Estrutura do Vírus

O Coronavírus possui uma capa protetora formada por lípides. O sabão, o álcool e outros produtos conseguem quebrar a gordura, destruindo o envelope viral e, consequentemente, o próprio microrganismo.

Por esse motivo, é imprescindível a higienização adequada das mãos, tanto para prevenir a infeção como para evitar a transmissão da doença.

O ideal é a lavagem com água e sabonete. Na impossibilidade disso, podemos recorrer ao álcool-gel.

Cuidados na Higienização e Hidratação

No entanto, tanto o sabão como o álcool, quando utilizados em excesso, ressecam a pele, o que pode favorecer o aparecimento de dermatite ou eczema.

Assim, recomendamos o uso de hidratante, que pode ser aplicado uma ou várias vezes ao dia, dependendo do grau de ressecamento.

O creme não tira o efeito da limpeza nem facilita a transmissão do vírus.

Existem vários produtos específicos para as mãos. Na falta, pode-se utilizar um hidratante corporal neutro.

Os pelos e o cabelo podem ser fontes de contaminação. Por isso, sugerimos que os homens mantenham a barba curta e as mulheres, os cabelos presos.

Durante a quarentena, devemos manter os cuidados diários com a pele, incluindo o uso regular de protetor solar.

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]