Dezembro Laranja e Prevenção do Câncer de Pele

Tempo de leitura: 1 minuto

Dezembro Laranja é a campanha promovida pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) para conscientização e prevenção do câncer de pele.

Desde 2014, em todo mês de dezembro são feitas ações que buscam alertar a população sobre o assunto.

Diagnóstico de Câncer de Pele

O câncer de pele é o tumor maligno mais frequente no mundo. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), todo ano são diagnosticados 180 mil novos casos dessa doença só no Brasil.

Felizmente, quando descoberto no início, as taxas de cura são altas, girando em torno dos 90%.

Por esse motivo, enfatizamos a importância de um exame dermatológico pelo menos uma vez ao ano. Todo mundo deve, anualmente, passar por um check-up completo da pele com um médico dermatologista.

A Campanha Dezembro Laranja

No dia 7 de dezembro, a SBD promoverá, em parceria com serviços públicos, um mutirão de exames preventivos gratuitos em todo o Brasil, das 9 às 15 horas.

Mais de 4 mil médicos dermatologistas e voluntários vão participar. Serão 130 postos de atendimento espalhados pelo país. Os locais mais próximos de atendimento podem ser consultados no site da SBD.

https://www.sbd.org.br/dezembroLaranja/exame-preventivo-gratuito/

Em 2018, mais de 26 mil pessoas foram atendidas e quase 4 mil casos de câncer de pele foram diagnosticados.

O tipo mais frequente é o carcinoma, baso ou espinocelular, que apresenta crescimento mais lento e menor letalidade. O melanoma é o tipo mais raro, porém bem mais agressivo e com pior prognóstico.

Tanto para o carcinoma como para o melanoma, o principal fator de risco é a exposição solar. Portanto, proteger-se dos raios ultravioletas é a melhor maneira de prevenir o câncer de pele. Para isso, recomendamos o uso regular de protetor solar, inclusive no dia a dia.

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]