Rosácea

Tempo de leitura: 3 minutos

Por que tenho vasinhos e meu rosto está sempre vermelho e com bolinhas?

A Rosácea é um quadro de fundo genético que tem a participação de um ácaro o Dermodex foliculorum. Pode apresentar vários graus desde apenas vasinhos e vermelhidão como acne (pústulas ) e até uma pele mais grossa que fica com aparência de deformidade como rinofima. A doença piora com exposição ao sol e normalmente a pele é bem sensível. Seu tratamento é através de antibióticos via oral e na forma de cremes, proteção solar associados ou não à peelings superficiais. Muitas vezes o uso dos laseres, do tipo luz pulsada Starlux G ou até Nd YAG Lux 1064, é necessário para tratar os vasos . Em alguns casos mais resistentes, segundo Nybaek, podemos usar também a PDT ALA que funcionaria como adjuvante no tratamento convencional.

Como saber se tenho Rosácea?

Por causa da irritação ocasionada pela gordura produzida pelas glândulas sebáceas e por um ácaro, a pele fica seca, aparecem vasos finos e bolinhas de pus principalmente no rosto -em casos graves o nariz pode inchar. A sensibilidade ao sol e a vermelhidão na pele após consumir alimentos quentes, vinho ou pimenta também são indícios do problema.

O que fazer: Para minimizar as crises, deve-se evitar o contato com gatos e cachorros e ter cuidado extra com os cosméticos utilizados. O uso do filtro solar é obrigatório em qualquer época do ano. Casos mais graves podem exigir antibióticos orais.

Pele Oriental

A pele oriental é mais espessa e apresenta maior tendência a ser ressecada e a produzir cravos. Uma boa dica é realizar uma esfoliação caseira e usar hidratantes específicos em gel ou em gel creme. (Dra. Gabriela Casabona)

Cuidados com a pele negra

Peles negras envelhecem mais lentamente pois têm grande quantidade de um tipo de colágeno que a deixa mais resistente. Apesar disso, as peles negras também inspiram cuidados como o uso de protetor solar  (fator 30 é o suficiente) e hidratação caprichada. (Dra. Gabriela Casabona)

Peeling Caseiro

É possível se fazer um peeling com clareamento seguro em casa mesmo, em duas etapas:

1) Peeling – misture germen de trigo ou flocos de aveia a uma colher (sobremesa) de mel. Aplique no rosto limpo friccionando a mistura contra a pele por alguns minutos. Lave em seguida.

2) Máscara antimanchas – Misture levemente aveia em pó a uma colher (sopa) de mamão papaia passado pela peneira e a um copo de iogurte. Aplique uma camada espessa dessa mistura no rosto e cubra com folhas de alecrim. Repouse por 20 minutos, com os pés ligeiramente acima do nível da cabeça. Retire a máscara com água fria, enxaguando bem. Enxugue e complemente o tratamento aplicando uma boa camada de hidratante específico para o seu tipo de pele.

Como otimizar a hidratação da sua pele?

“Peles ressecadas absorvem mais os cremes hidratantes quando submetidas a uma esfoliação antes. Essa esfoliação deve ser feita uma vez por semana utilizando-se, no corpo, uma mistura de óleo de amêndoas com açúcar e, no rosto, uma mistura de fubá com mel, em suaves movimentos circulares”

 

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]