Alergias

Tempo de leitura: 3 minutos

Como saber se tenho dermatite atópica?

Dermatite atópica

De origem genética, a inflamação é uma resposta alérgica na pele a uma substância com que a pessoa entrou em contato ou ingeriu. Quem sofre desse problema tem a lubrificação da pele falha. Em casos agudos, a pele fica ainda mais seca e áspera, podendo desenvolver um eczema –áreas de coceira, com bolhas e vermelhidão.

O que fazer: no caso das dermatites atópicas  manter a pele hidratada e evitar banhos muito quentes ou prolongados ajudam a manter a proteção natural da pele e melhoram o aspecto durante crises agudas; também é aconselhável usar luvas ao manusear substâncias irritantes.

Como saber se tenho dermatite de contato?

Apesar de não ter relação direta com a mudança de temperatura, os hábitos do inverno (banho quente e prolongado) e a menor umidade do ar podem tornar a pele mais seca e mais susceptível a fatores irritantes. Surge, normalmente, depois da exposição repetitiva a uma determinada substância ou por causa do contato excessivo com algum produto, como maquiagem ou detergentes.

O que fazer: no caso das dermatites de contato, manter a pele hidratada e evitar banhos muito quentes ou prolongados ajudam a manter a proteção natural da pele e melhoram o aspecto durante crises agudas; também é aconselhável usar luvas ao manusear substâncias irritantes.

Minhas mãos descamam e tem bolhinhas quando mexo em produtos de limpeza, porque?

Dermatite de contato – ao contato com substâncias alergênicas desenvolve o quadro que podem ser leve  ou intenso chegando a causar rachaduras profundas no local. É um quadro agudo, mas pode se manifestar várias vezes uma vez que o sistema imunológico desenvolve células de memória e num novo contato com aquela substância provocam uma reação cada vez pior. Um grande fator de piora é a lavagem excessiva das mãos que acaba quebrando a barreira de proteção da pele.

Para auxiliar no diagnóstico da causa (que é bem difícil) são feitos testes de contato e exames de sangue. O tratamento básico é suspensão do contato com tal substância . São usados cremes e hidratação local e em alguns casos luz UVA.

Meu filho tem coceiras pelo corpo e a pele muito seca o que fazer para melhorar?

A Dermatite Atópica é uma síndrome de causa multifatorial que frequentemente se associa com rinite, bronquite e alergia picada de insetos (30% dos casos). A pele do atópico é hiperreativa com alterações imunológicas, secura excessiva (diminuição produção gorduras pele), irritação ao suor, sensibilidade ao prurido aumentada, alergias alimentares principalmente ao leite de vaca. O diagnóstico é clinico mas muitas vezes solicitamos exames  sangue.O tratamento consiste em orientação ambiental, vitaminas,  hidratação e lubrificação da pele, cremes e antialérgicos.

Tenho alergia a AAS porque isso ocorre?

Alergia à medicamentos (Farmacodermia) é uma doença que ocorre imediatamente ou dias após exposição a determinado medicamento oral e pode se desenvolver depois de anos de uso do mesmo. Ocorre por estimulação imunológica e fica pior a cada exposição pela formação das células de memória. Pode ser um quadro leve com vermelhidão apenas ou quadro grave tipo Stevens Johnson com bolhas  por todo corpo. Nos casos mais graves é necessária internação. O tratamento imediato deve ser suspensão do medicamento suspeito e drogas que possam conter a evolução do quadro.

Tenho alergia quando me exponho ao sol. O que é isso?

Alergia ao sol (Erupção polimorfa à Luz)

É um quadro de origem imunológica de causa desconhecida e que aparece depois de exposição solar intensa. Tratamento é evitar exposição solar, foto proteção oral e tópica, e combate da crise.

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]