Acne

Tempo de leitura: 3 minutos

Tenho quadro de acne desde a adolescência e já usei vários produtos o que devo fazer?

A Acne é um problema multifatorial de fundo genético que atinge, na sua maioria, jovens entre 13 – 20 anos. As glândulas, que na infância permanecem em repouso, nesta fase são estimuladas pelos hormônios sexuais. São quatro os fatores principais que favorecem o seu aparecimento: glândula sebácea, considerando a quantidade e tipo de sebo produzido, bactéria p acnes, espessamento pele ao redor do folículo e a sensibilidade a hormônios. Podemos ter vários graus de acne: cravos (comedões), bolinhas com pus (pústulas) e ate cistos. Infelizmente não um medicamento ou laser ou outra tecnologia que trate todos os fatores e muitas vezes o tratamento falha.O tratamento deve ser iniciado precocemente para evitar cicatrizes que são de difícil manuseio. O tratamento de eleição da acne, mesmo a resistente, ainda é através de antibióticos, isotretinoina (Roacutan) e cremes específicos. O paciente sempre deve se submeter a uma limpeza de pele com profissional capacitado para estes casos. Pode – se usar também outras tecnologias em casos específicos como: Luz azul (Clear Light), PDT ALA (peeling que trata bactérias e afina a pele) e peelings superficiais.

Depois de melhorar as minhas espinhas ficaram muitos buraquinhos no rosto como posso tratá-los?

As cicatrizes de acne podem assumir várias formas dependendo do grau e tipo de inflamação do quadro de acne. As várias formas são:

Cada forma tem uma maneira ideal de tratamento e o segredo é sempre particularizar cada uma delas. Normalmente nunca vêem isoladas, mas agrupadas e nunca são de um só tipo sempre tem pelo menos dois tipos combinados num só paciente, portanto o melhor tratamento é combinação de técnicas. São usada técnica de punch ou subcisão para as mais profundas e deprimidas, laseres como fracionado não ablativo Lux 1540nm e o ablativo Lux 2940nm ou CO2 fracionado Active Deep FX, peelings profundos (Blue peel ou Fenol) ou até preenchimento com hydroxiapatita de cálcio (duração 2 anos) ou ac hialurônico (duração 1 ano).

Se tomar sol, melhoro minha acne?

O sol disfarça o quadro de acne, pois desidrata as glândulas e parece melhorar o quadro geral. Contudo, o sol também causa agressão aos folículos e causa entupimento dos poros, resultando em mais acne, o que ocorre de 3 a 4 semanas após exposição à luz solar.

Quando como chocolate tenho mais acne devo parar de comer para melhorar?

Não há comprovação científica que relacione alimentação com quadro de acne. Apenas nos casos de ingesta excessiva de leite e derivados quando associada a quadros de atopia (alergia alimentar, rinite e bronquite) mostrou-se que a ingestão destes alimentos mantém a acne ativa. Sabe-se também que uma dieta com muitas calorias (hipercalórica) libera testosterona, o que estimula acne. Uma dieta rica em legumes, verduras e equilibrada combate radicais livres e melhora a acne por trazer saúde para todo o corpo e não especificamente à pele.

Fonte: Folha Online 24/07/2009

Dica para peles acneicas

Para tratar peles cansadas e com acne, uma boa dica é aplicar uma mistura de pepino, ginseng e folhas de hamamelis, batidos no liquidificador, no rosto por dez minutos, durante cinco dias.

Fonte : Programa 10 anos + Jovem

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]