Porque é importante fazer o check-up de pintas

Tempo de leitura: 3 minutos

check-up de pintas no itaim

Vivemos tempos de forte incidência dos raios solares e de muitas doenças relacionadas à pele. Para descobrir se estamos com problemas, é importante que façamos o check-up de pintas. Mas antes de fazer o exame, precisamos saber o que elas são.

Os nevos, nome clínico para as pintas, são os pequenos tumores formados pelos melanócitos, as células que produzem a melanina, o pigmento que dá cor à pele.

A grande maioria destes tumores são benignos, sem provocar nenhum dano a pessoa, surgindo a partir da infância, ou durante a fase de crescimento, quanto na idade adulta e torna-se um componente de charme. Quem não se lembra quando falamos do assunto da pinta na coxa da apresentadora Angélica, da pinta no canto da boca da atriz Sarah Jessica Parker e da apresentadora Sabrina Sato, na testa.
Mas mais do que ser charmoso, as pintas podem revelar como está a sua saúde. Acabamos associando a pele a questões estéticas com muita frequência e acabamos desconsiderando o que o corpo pode estar avisando de problemas que estamos passando.

As manchas são sinais do corpo

Conheça os sinais de doenças que as manchas dão para o nosso corpo:

Diabetes: Os sinais são manchas muito escuras repentinamente, que acabam ressecando e for propenso a rachaduras são sinais que podem indicar o excesso de açúcar no sangue.

Hipotireoidismo: Manchas na região quebradiça da pele e queda de cabelo.

Aumento do colesterol: pintas amareladas e bolinhas de gordura na pele.

Câncer de pele: Manchas de cores castanha, vermelhas e arroxeadas, lesão áspera na região da pinta, com coceira generalizada e surgimento de verrugas de forma abrupta.

Problemas de coluna: Pinta com aumento de pelos e do tamanho das manchas na região lombar e nas costas.

Fazer o check-up é primordial

Diante da necessidade de se atentar aos sinais que as pintas dão ao seu corpo, é necessário que o dermatologista realize o check-up de pintas. O procedimento deve ser feito pelo menos uma vez por ano, exceto em pessoas que possuam histórico familiar de melanoma, um dos tipos mais agressivos de câncer de pele.

A verificação é feita a olho nu ou com o apoio de uma lupa especial e consistirá na técnica ABCDE de perigo, onde são analisados os seguintes itens:

  • Assimetria: Pintas cancerosas são assimétricas, enquanto as normais têm simetria;
  • Bordas irregulares: Bordas com saliências;
  • Cor da pinta: Pintas com suspeita de câncer tem duas ou mais cores de pigmento;
  • Diâmetro: As pintas têm diâmetro médio de 6 mm. Desconfie se o tamanho for maior;
  • Expansão: As pintas normais não alteram de tamanho. Verifique se houver mudança de tamanho e avise o médico.

Mas o exame não pode ser apenas um paliativo. O excesso de exposição ao sol pode complicar para suas pintas, por isso tome muito cuidado! Utilize sempre o protetor solar e tome cuidado ao realizar atividades físicas, fugindo do horário das 10h às 16h.

As pintas são um destaque para a pessoa, mas é preciso que estejam bem cuidadas. Então, não deixe para depois e agende já um check-up de pintas para você com a Dr. Vivian Loureiro.

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]