O que é vitiligo e como tratá-lo

Tempo de leitura: 2 minutos

Uma doença até então renegada ganhou muito destaque quando o rei do pop Michael Jackson revelou que possuía vitiligo e que fez uma diversidade de cirurgias para resolver o problema, o que acabou alterando a cor de sua pele, do negro para o branco. Isso criou uma rede de comentários negativos sobre a questão, mas aqui vamos explicar corretamente.

O que é o Vitiligo? 

O Vitiligo é a perda de coloração da pele, uma doença cutânea que faz surgir manchas sobre ela. As lesões acontecem por causa da diminuição ou ausência de melanócitos, as células que são responsáveis pela formação da melanina, o pigmento responsável pela cor da nossa pele.

Geralmente, estas células sofrem a falta da produção, podendo morrer ou deixar de funcionar com eficiência e naturalidade. As causas não estão estabelecidas, mas o que pode estar associado ao isso são fenômenos autoimunes, traumas emocionais e alterações que podem desencadear ou agravar a doença.

Vitiligo é uma condição contagiosa?

Não é contagiosa e o tamanho das manchas pode ser variável, não trazendo prejuízos para saúde física. Por causa do impacto das lesões na qualidade de vida e na autoestima do paciente, é indicado o uso do acompanhamento psicológico ao paciente, para que não afete o seu dia a dia.

O Vitiligo pode acometer quais tipos de pele?

O vitiligo pode acometer em qualquer tipo de pele e tem componentes genéticos, ficando mais evidente em pessoas com a pele mais negra. Mas isso não faz com que o paciente se descuide e simplesmente acredita que não acontecerá contigo.

A boa notícia é que o vitiligo, quando detectado com antecedência, tem tratamento que pode ajudar a minimizar os efeitos. Conheça os tratamentos disponíveis para o Vitiligo.

Vitiligo tem tratamento?

Os tratamentos existentes para vitiligo são o uso de medicamentos que induzem a repigmentação das regiões afetadas. Pode-se usar também o laser, técnicas cirúrgicas e transplante de melanócitos.

Individualizado, os resultados podem variar de um paciente para outro. O tratamento deve ser sempre acompanhado pelo médico e não pode ser interrompido, porque alguns organismos respondem adequadamente, regredindo ou eliminando totalmente as manchas.

Mas, antes de tudo, somente o médico pode determinar qual é o melhor tratamento, realizando exames adequados que vão definir qual a solução para o seu caso.
A técnica cirúrgica mais utilizada é a introdução de células tronco que possam recuperar a propriedade natural de produção da melanina no paciente, mas que dependem da avaliação de saúde do paciente. O mesmo procedimento deve ser feito no transplante de melanócitos, as células específicas que produzem a pigmentação.

Após saber que o Vitiligo tem tratamento, não deixe que sua autoestima caia. Tenha-o como uma mudança da sua pele e que não atrapalhe o seu dia a dia. Conte com a Dr, Vivian Loureiro para cuidar do Vitiligo para você. Agende já!

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]