Cuidados com a Pele na Gestação

Tempo de leitura: 2 minutos

A gestação é um período muito especial na vida de uma mulher e, portanto, merece cuidados especiais.

Alterações mais comuns na pele durante a gestação

Nessa fase, não é só a barriga que cresce e o peso que muda. Todo o organismo passa por diversas alterações hormonais, anatômicas, metabólicas e bioquímicas que visam a adaptação do corpo materno ao desenvolvimento adequado do bebê. Todas essas mudanças podem ter impacto na pele e anexos cutâneos.

Alterações pigmentares

Cerca de 90% das grávidas apresentam aumento da pigmentação. Isso pode ocorrer no rosto (melasma), mamilos, região de dobras (axilas, virilha) e abdome (linha nigra). Algumas pintas podem surgir ou crescer durante a gestação.

Alterações dos Pelos e Cabelos

Quase todas as gestantes apresentam um certo aumento dos pelos, ao longo dos 9 meses. O cabelo fica mais volumoso e pelos inconvenientes podem surgir, por exemplo, no rosto. Por outro lado, no pós parto, é comum observar uma queda acentuada dos cabelos (eflúvio telógeno), decorrente da diminuição abrupta dos hormônios da gravidez.

Surgimento de Estrias na Gravidez

Aparecem em função da distensão da pele. Surgem em geral no último trimestre, principalmente na região do abdome, mamas e nádegas. Fatores de risco para o surgimento das indesejáveis estrias são: idade, ganho excessivo de peso, predisposição genética, disfunção hormonal e alguns medicamentos.

Alterações Vasculares

Os hormônios estimulam a dilatação e proliferação de vasos sanguíneos. É relativamente comum ver gestantes com o rosto e as palmas um pouco mais avermelhadas. Spiders (ou aranhas vasculares) surgem em até 70% das grávidas. As veias das pernas podem ficar mais dilatadas. O inchaço dos membros inferiores pode ser evitado ou melhorado com o uso de meias elásticas.

Alterações no Crescimento das Unhas na Gravidez

Durante a gestação as unhas crescem mais rapidamente. No entanto, podem ficar mais frágeis.

Mais Sobre Gestação e Cuidados com a Pele

Além das alterações fisiológicas esperadas, algumas doenças dermatológicas podem se manifestar especificamente na gestação, como herpes gestacional, prurido gravídico, pápulas e placas urticadas pruriginosas. Essas doenças devem ser corretamente diagnosticadas e tratadas.

Condições pré existentes, como acne, rosácea, dermatite, psoríase e doenças auto-imunes, podem melhorar ou piorar durante a gestação.

Nem todos os produtos e medicamentos podem ser utilizados nessa fase, pois podem prejudicar ou colocar em risco o bem-estar do feto.

Para garantir uma gestação tranquila e saudável, e para o correto manejo das possíveis alterações típicas dessa fase, é fundamental o acompanhamento com o dermatologista, ao longo da gestação e no período pós parto.

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]