Vitiligo – Entenda o que é

Tempo de leitura: 1 minuto

O vitiligo é uma doença que, infelizmente, ainda não se conhece a causa.

A condição afeta de 0,5 a 2% da população mundial e tem predisposição familiar (30%). Comumente, acomete mais mulheres que homens em qualquer idade. Pode estar associada a traumas mecânicos, químicos ou físicos como, por exemplo, queimaduras.

O Vitiligo está Associado a Quais Doenças?

Algumas vezes associa-se condição a outras doenças como diabete mellitus, doenças reumatológicas, doenças da tireoide, anemia.

O vitiligo é considerado uma doença autoimune. Apresenta-se como manchas de forma irregular que começa como manchas mais claras e vão ficando esbranquiçadas principalmente em áreas de trauma tipo pálpebras, genitais e boca.

Quais são os Tratamentos Disponíveis?

O tratamento consiste em estimular a pigmentação e tratar a agressão autoimune com corticosteroides em cremes ou via oral. Entre as opções de estimuladores estão psoralênicos e UVA (PUVA), Vitaminas como beta caroteno e imunomoduladores em creme.

Os tratamentos mais modernos e efetivos ainda são os que combinam os cremes com a fototerapia narrow band UVB.

Para diagnóstico e tratamento mais seguros, consulte um dermatologista registrado na Sociedade Brasileira de Dermatologia.

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]