Micoses superficiais

Tempo de leitura: 1 minuto

Minhas unhas são grossas e tem uma massinha embaixo o que fazer?

Onicomicose ou micose de unha – A aparência é de engrossamento, descolamento, unha com excessiva escamação e maceração. O diagnóstico é pela coleta e cultura de material  que pode ser feito no consultório e tratamento de três meses a um ano com medicamentos. É muito importante sempre ter o diagnóstico do tipo de fungo antes de iniciar qualquer tratamento.

Tenho uma coceira na virilha que vai e volta, pode ser micose?

Micose corpo (Tineas) – Placas vermelhas que vão crescendo com descamação e coceira. Podem ser por contato, plantas, animais ou humano dependendo do fungo.

O tratamento é simples e dependendo da extensão tem que ser feito com antifúngicos orais. Muitas vezes estas são recidivantes, nestes casos deve-se orientar sobre erros na secagem e cuidados com animais ou plantas quando em contato. Sempre deve-se secar muito bem as áreas com maior propensão para aparecimento.

Nas épocas mais quentes sempre tenho manchas brancas e caspa no cabelo pode ser fungo?

A Pitiríase versicolor – Aparecem como manchas brancas ovais, descamativas quando ativas. Como é causado por um fungo adaptado ao homem e tem algumas características imunológicas que a favorecem, pode ser recorrente.

O tratamento é com medicamentos orais ou tópicos. Muitas vezes a micose se cura, mas as manchas brancas, que acontecem pela irritação das células de pigmento, demoram para sair necessitando de estímulo específico  para repigmentação. Nos casos de recidiva muito constante pode se tentar o uso de vacinas para aumentar imunidade.

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]