Como tratar a Celulite em pele Flácida ou Edematosa

Tempo de leitura: 6 minutos

Qual mulher não se viu assustada ao notar aquelas indesejáveis ondulações na pele causada pelos temidos furinhos da celulite? Quando isso se junta à flacidez então, nem se fala. O desespero da mulherada é ainda maior. Mesmo sendo resultado do envelhecimento natural da pele, a flacidez tem solução. E a celulite também! Basta um pouco de disciplina, força de vontade e disposição financeira para investir em tratamentos que vão deixar a sua pele MAIS lisinha e tonificada e você ainda mais bonita.

Quem já não ouviu falar sobre celulite? Ou melhor ainda, quem não tem celulite? O mundo da estética não para de produzir fórmulas milagrosas, tratamentos de curta duração e cosméticos que prometem além de evitar, tratar e desaparecer com os furinhos que deixam qualquer mulher maluca. Mas você já procurou saber o que é realmente celulite? Então fique atenta e tire suas dúvidas sobre esse mal tão comum.

Formação e aparecimento

Nas camadas mais profundas da nossa pele existe um tipo de célula chamada lipócito, que basicamente é uma célula de gordura, e que existe em quantidade variável em pessoas com excesso de peso ou não. Essas células se acumulam no tecido da pele, e se houver um súbito aumento na sua quantidade pode haver uma expansão local, ou seja, elas passam a ocupar um lugar maior do que a elas destinado.

Sendo assim, essa expansão das células de gordura acaba prejudicando o sistema circulatório e o sistema linfático, que são seus vizinhos e que têm o espaço então diminuído. Com esse prejuízo a esses sistemas de circulação, distribuição de nutrientes e eliminação de resíduos temos o chamado edema, ou seja, a pele fica inchada naquele local.

Temos a impressão de que o tecido fica mais macio, já que há a retenção de líquidos na região. Graças ao hormônio feminino, a gordura residual do nosso corpo vai diretamente para o quadril, o que pode prejudicar a estética feminina e fazer com que a celulite piore a cada dia, principalmente em períodos de variação desse hormônio (puberdade, menstruação e menopausa). Esse excesso de tecido gorduroso e desarranjo das células acaba causando pequenas depressões, que representam finalmente a celulite. As alterações na pele e a não eliminação correta de toxinas causa inflamação das células, gerando mais inchaço e em muitos casos dor local.

Conceito

O LIPODISTROFIA GINOIDE (LG) é o nome da patologia mais conhecida como celulite. É uma inflamação celular que afeta principalmente as mulheres depois da puberdade, que desenvolvem um tipo de herniação do tecido adiposo.

Ocorrem alterações nas fibras elásticas da derme e deposição de líquidos entre os adipócitos. A principal característica é o aparecimento de ondulações na pele causada por aumento do tecido fibroso e disfunção na microcirculação.

Estágios e Tipos

A celulite se divide em estágios e tipos e é exatamente por isso que é muito difícil que a sua celulite seja igualzinha de sua amiga. Existem quatro tipos de celulite: edematosa, dura ou consistente, mole ou flácida e mista, que é a combinação de pelo menos dois tipos. A celulite também pode se dividir em quatro estágios ou graus:

Grau I: formação de edema e déficit na permeabilidade capilar;
Grau II: formação de fibrose;
Grau III: formação de micronódulos;
Grau IV: destruição das fibras elásticas e formação de grandes nódulos;

Causas

Não existe uma única causa e sim várias, desde causas genéticas até ambientais, que depende apenas do que você consome e dos seus cuidados:

Má alimentação (Dieta com alimentos de alto índice glicêmico);
Sedentarismo (Diminuição de liberação de adrenalina, o que estimula a retenção de gordura localizada);
Predisposição genética;
Excesso de estrógeno;
Sexo – gênero;
Biótipo corporal;
Distribuição de tecido adiposo;
Gravidez;
Estresse;
Uso de medicações;

Formas da Celulite

A celulite quando um problema estético costuma apresentar ondulações na pele, e em alguns graus também nódulos mais duros, que é quando acontece a fibrose, ou seja, as fibras de colágeno endurecem. Nesse grau ela também pode causar dor localizada na área atingida, a dor aparecendo mais mediante o toque ou a contração dos músculos. Quanto maior o grau da celulite, mais se tem água, gordura e toxinas acumulada embaixo da pele.

Tratamento

Para realizar um bom tratamento e combater a celulite de uma vez por todas, o primeiro passo e o mais importante de todos é saber qual o seu tipo de celulite. O mercado da beleza possui tratamentos infinitos e incontáveis, por isso é necessário fazer uma boa pesquisa antes de escolher qual você quer seguir.

O ideal para tratar a celulite é manter uma dieta equilibrada e fazer exercícios regularmente, tirar do cardápio alimentos com muita açúcar, principalmente a refinada, refrigerante, corantes, gordura trans e outros alimentos que trazem toxinas para o corpo. Manter os rins e o fígado saudáveis também ajuda, pois eles que eliminam as toxinas. Para manter esses órgãos saudáveis é bom tomar muita água, comer frutas como maçã e uva, comidas amargas também fazem bem ao fígado e não ingerir bebida alcoólica em exagero.

Tenho visto excelente resultados na combinação de tratamentos, são formados por uma cadeia de ações que irá gerar um resultado satisfatório, sendo eles:

Dieta, exercícios e tratamentos eficazes para cada caso.

Pele com celulite e flácida:

Microagulhamento
Massagem
Mesoterapia

Pele com celulite edematosa:

Radiofrequência
Liquido espanhol que causa hiperemia
Mesoterapia
Massagem

Seja lá qual for o seu problema, preste bem atenção nessas dicas dos especialistas.

Músculos flácidos

Musculação é o melhor remédio, não tem como escapar. Os pesinhos vão ajudar a barrar esse tipo de flacidez. O treinamento ideal consiste em menos carga e mais repetições. Tem que ser localizado, de resistência e praticado, no mínimo, de 2 a 3 vezes por semana.

A ingestão da proteína de colágeno também pode ajudar. Seja em pó, cápsula ou bala, a versão hidrolisada é facilmente absorvida pelo organismo. Alimentos que contenham Vitamina C, silício orgânico e selênio também ajudam na consolidação do tratamento, já que atuam como fonte de colágeno.

E a orientação de seu Dermatologista para tratamentos que realmente resultarão em total satisfação.

Depois disso tudo, curta a vida em toda sua plenitude, a Beleza não é só um fator estético é olhar para seu corpo e querer que a saúde e a alegria reine nele.

 

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]