Rosácea

A Rosácea é uma doença vascular inflamatória crônica da pele, que acomete principalmente adultos entre 30 a 50 anos, sendo mais comum em mulheres.

Caracteriza-se pelo aparecimento de eritema (vermelhidão), telangiectasias (vasos sanguíneos bem finos) e lesões inflamatórias, que parecem espinhas, na face. Pode causar ardor e sensação de queimação.

Em até 50% dos casos, há também envolvimento ocular - os olhos ficam ressecados, irritados ou sensíveis.

Nos casos mais graves, observamos aumento do volume do nariz, o que recebe o nome de rinofima.

Sendo uma doença crônica, apresenta períodos de melhora e de piora. Alguns fatores podem exacerbar a rosácea (flushing), com piora da vermelhidão e da queimação, tais como: bebidas alcoólicas, alimentos picantes, temperaturas extremas (muito frio ou muito calor), exposição solar e estresse.

O tratamento para Rosácea tem 2 objetivos principais.

O primeiro é o controle das lesões inflamatórias, o que conseguimos por meio de medicamentos orais e tópicos.

O segundo objetivo é a melhora do eritema, dos vasos sanguíneos e dos flushings (crises de piora da vermelhidão). Para isso, disponibilizados de tecnologias como laser e luz pulsada.