Herpes

Existem basicamente 2 tipos de Herpes: o Simples e o Zoster.

O Herpes Simples se caracteriza pelo aparecimento de pequenas bolhas (vesículas), que evoluem para a formação de feridas superficiais e, depois, crostas. As lesões podem estar associadas a leve ardor. Mais frequentemente o Herpes Simples aparece no lábio, mas pode surgir em qualquer parte da pele.

O primeiro contato com o vírus do Herpes Simples normalmente ocorre na infância e costuma ter sintomas de estomatite. Após essa primo-infecção, o vírus permanece em latência no organismo e pode ser reativado em situações de queda da imunidade, como gripes, estresse, período pré menstrual e exposição solar.

Mais de 90% da população adulta já teve contato com o vírus em algum momento da vida, mas nem todo mundo terá episódios de herpes.

Embora seja uma doença muito comum, ainda não existe cura para herpes. Em casos mais leves e esporádicos, o tratamento nem sempre é essencial, pois é uma doença auto-limitada. Contudo, em caso de surtos graves ou muito frequentes, o uso de antivirais se faz necessário para amenizar os sintomas da doença.

O Herpes Zoster, popularmente chamado de cobreiro, é uma doença diferente e ocorre por reativação do vírus da catapora. Também se caracteriza pelo aparecimento de vesículas agrupadas, porém em maior quantidade e extensão. A principal característica é que as lesões se restringem a uma faixa de pele que corresponde ao território de um nervo. No Zoster, a dor e o desconforto costumam ser muito mais intensos que nos casos de Herpes Simples. Essa dor pode preceder o aparecimento das vesículas e ser erroneamente interpretada.

Nos casos de Herpes Zoster, o tratamento com antivirais é fundamental tanto para diminuir a duração da doença como para evitar complicações, como a neuralgia pós herpética (quando dor permanece mesmo após a resolução do quadro cutâneo).

Enquanto as vesículas estiverem presentes, tanto no Simples como no Zoster, elas são infectantes, ou seja, o vírus pode ser transmitido a outras pessoas.

Na suspeita de Herpes Simples ou Herpes Zoster, um médico dermatologista deve ser consultado para diagnóstico correto e tratamento adequado.