Queda de cabelo

Queda de Cabelo

O ciclo do cabelo é dividido em 3 etapas: uma fase de crescimento, uma de pausa (repouso) e a última fase é de desprendimento da raiz (queda).

Isso significa que a queda dos fios faz parte do ciclo natural do cabelo. Esperamos uma queda média de 100 fios por dia. No entanto, em algumas situações, a taxa de queda aumenta e, então, deixa de ser fisiológica (normal) e se torna patológica (doença). Isso costuma ser observado principalmente ao lavar a cabeça e ao pentear o cabelo.

Essa queda acentuada e anormal dos fios recebe o nome de eflúvio telógeno e pode estar associada a algum evento pelo qual o organismo passou nos últimos meses, como infecções, cirurgias, disfunções metabólicas, parto, dietas restritivas e perda rápida de peso.

De uma forma simplificada, é como se o corpo "desviasse a energia" do cabelo para garantir a função de órgãos vitais.

Alguns medicamentos e o estresse emocional também podem desencadear o problema.

Diante da suspeita da queda exagerada, aconselhamos passar por uma avaliação dermatológica. O exame físico nos permite confirmar se há queda ativa. Exames laboratoriais (de sangue) nos auxiliam a investigar possíveis causas orgânicas.

O eflúvio telógeno costuma ser auto-limitado. No entanto, nos casos mais intensos ou quando existe alguma predisposição à calvície, o tratamento adequado auxilia na recuperação mais rápida dos fios.

Caso seja identificada alguma causa subjacente, esta também deve ser tratada.