Cicatrizes

As cicatrizes são as marcas que permanecem na pele após algum trauma, ferida ou inflamação.

A cicatrização pode acontecer de várias formas, tamanhos e profundidades, dependendo dos fatores genéticos individuais, da causa e da área do corpo afetada.

A cicatrização no rosto costuma ser boa, pois é uma área rica em anexos cutâneos. Por outro lado, nas pernas e no dorso, pode ser mais complicada.

Se o processo de reparação tecidual for mais intenso do que deveria, observamos a formação das cicatrizes hipertróficas e quelóides. Isso ocorre mais frequentemente em negros e orientais.

Doenças dermatológicas, como a acne por exemplo, podem evoluir com a formação de marcas permanente e, por isso, indicamos o tratamento precoce.

Queimaduras, infecções e cirurgias também podem deixar cicatriz.

Existem cuidados especiais, curativos e produtos que auxiliam na fase inicial da cicatrização.

Depois que ocorre a reepitelização da pele, ou seja, quando não existe mais ferida aberta, podemos começar os tratamentos a base de laser e outras tecnologias que atuam estimulando a formação de colágeno e promovendo o clareamento do vermelho.

O tratamento precoce tem grande benefício estético e funcional e, por isso, está indicado sempre que houver necessidade.

Cicatrizes mais antigas também podem ser suavizadas.