Acne

Acne é uma doença dermatológica extremamente comum e afeta até 80% dos adolescentes e adultos jovens.

Apesar de normalmente não ser grave, é uma condição que pode ter grande impacto na qualidade de vida e autoestima dos pacientes.

A lesão inicial é o cravo (comedo). Quando há inflamação ao redor do folículo pilo-sebáceo, observamos a formação das espinhas clássicas (pápulas, pústulas e nódulos).

Essas lesões inflamatórias podem evoluir com a formação de manchas e cicatrizes permanentes. Justamente para evitar isso, é muito importante iniciar o tratamento adequado precocemente.

Existem várias opções terapêuticas e a escolha dependendo da intensidade e da extensão do quadro e das características de saúde de cada paciente.

Podemos utilizar sabonetes e loções que ajudam a controlar a oleosidade da pele e cremes, à base de ácidos, para diminuir a formação dos cravos e espinhas. Antibióticos, tópicos ou orais, devem ser utilizados com moderação, para evitar a resistência bacteriana.

Casos mais intensos ou que não respondem adequadamente ao tratamento convencional podem ser tratados com isotretinoína oral (Roacutan).

Limpeza de pele, peelings e tecnologias (como laser, luz pulsada, LED) também auxiliam no controle da acne.

Alguns alimentos, suplementos e medicamentos podem induzir ou agravar o quadro. Alterações hormonais devem ser pesquisadas principalmente nas mulheres adultas com acne.