Psoríase

A psoríase é uma doença de pele caracterizado por lesões avermelhadas e descamativas. Trata-se de uma doença crônica autoimune e não contagiosa.

O seu aparecimento é mais frequente no couro cabeludo, cotovelos e joelhos. Contudo, outras partes do corpo, como pés, mãos, unhas e região genital podem ser afetadas.

Existe um componente genético importante - 30 a 40% dos pacientes têm familiares com psoríase.

A psoríase está associada ao tabagismo e doenças metabólicas como obesidade, diabetes, hipertensão e colesterol alto. O estresse não é exatamente a causa da psoríase mas é sabidamente um fator desencadeante e piora.

Existem vários tipos de psoríase cutânea: em placas ou vulgar (mais comum), gutata, ungueal (das unhas), do couro cabeludo, invertida, pustulosa e eritrodérmica.

Felizmente, na maioria dos casos, a psoríase não é grave, mas tem grande impacto na qualidade de vida e auto-estima dos pacientes. Os casos graves, por sua vez, podem exigir internação hospitalar.

Existem várias opções terapêuticas: produtos hidratantes, medicamentos tópicos (cremes e pomadas), drogas imunossupressoras, biológicos, fototerapia.

Para cada tipo e intensidade da doença, existem tratamentos mais indicados.