Manchas

Manchas de Pele

Existem vários tipos de manchas na pele, de diferentes cores e diferentes causas.

Manchas marrons: ocorrem por aumeto da melanina, que é o pigmento da pele. As principais são:

• • Melanoses solares (manchas senis): ocorrem pelo dano causado pelo sol, ao longo dos anos. São mais comuns em áreas expostas, como face e dorso das mãos.
  • • Melasma: seu aparecimento está relacionado a fatores genéticos, hormonais e exposição solar. É mais comum em mulheres na idade fértil. Pode aparecer ou piorar durante a gestação.
  • •Hipercromia pós-inflamatória: aparece após alguma inflamação ou trauma, como dermatites, picadas de inseto ou feridas.

Manchas brancas: são áreas em que há diminuição da melanina.

• • Leucodermia solar: pequenas manchas brancas, causadas pelo dano solar.
  • • Pitiríase Versicolor: popularmente chamada de “pano branco”. É um tipo de micose superficial.
  • • Vitiligo: doença com componente autoimune, na qual há destruição do pigmento da pele.

Manchas vermelhas: formadas por vasos sanguíneos ou extravazamento de sangue.

• • Nevos rubis: “pintas” vermelhas que vão aparecendo ao longo da vida. Existe uma predisposição familiar.
  • • Mancha vinho do Porto: malformação vascular, presente desde o nascimento.
  • • Púrpura senil: hematomas que aparecem após traumas mínimos, por fragilidade dos vasos sanguíneos, em pessoas de idade.

A melhor opção de tratamento depende do tipo, tamanho e localização da mancha.