Molusco contagioso

Molusco

O molusco contagioso é uma infecção causada por um vírus da família Poxvirus.

É muito comum em crianças, mas também pode acometer adultos.

Caracteriza-se pelo aparecimento de pequenas lesões arredondadas ("bolinhas"), cor da pele e com umbilicação central.

Apesar da possibilidade de cura espontânea, a doença é infecciosa e altamente contagiosa. Por esse motivo, indicamos tratamento, mesmo sabendo que as lesões podem desaparecer espontaneamente.

A transmissão do vírus ocorre através do contato entre pessoas e por meio de objetos contaminados. É comum entre irmãos e em crianças que praticam natação.

O tratamento mais tradicional e resolutivo envolve a retirada manual das lesões, utilizando uma cureta. Esse procedimento deve ser feito sempre pelo médico.

Quando as lesões são muito numerosas ou quando a curetagem não é uma opção viável, podemos associar o uso de medicamentos tópicos e orais.