Hiperidrose – Qual é a Melhor Solução?

Tempo de leitura: 1 minuto

A Hiperidrose tem solução?⠀

Sim, tem!!! E soluções minimamente invasivas! ⠀

A transpiração (sudorese) é fundamental para manter a temperatura do nosso corpo e é normal em situações de calor, prática de exercícios físicos ou durante ápices emocionais de estresse. ⠀

O que é a Hiperidrose?

A hiperidrose é uma sudorese exagerada, que pode ocorrer o tempo todo, mesmo quando está frio ou quando a pessoa está tranquila ou em repouso, pois as glândulas sudoríparas, neste caso, são hiperfuncionantes.⠀

A condição, infelizmente, pode causar muito desconforto e incômodo para o paciente, prejudicando a qualidade de vida e as relações pessoais e até profissionais. Com receio da transpiração ou das marcas do suor, os pacientes, muitas vezes, evitam determinadas roupas e situações sociais.

O que Causa a Hiperidrose?

A condição pode estar associada a alterações hormonais, mas, na maioria das vezes, não existe uma causa – é o que chamamos de hiperidrose primária e afeta principalmente axilas, palmas, plantas, face e/ou couro cabeludo.⠀

Quais são os Tipos de Tratamento para o Suor Excessivo?

No passado, o único tratamento disponível era a cirurgia (simpatectomia). Porém, com esse procedimento, existe uma chance alta de transpiração compensatória, ou seja, o suor é eliminado na área tratada mas começa em algum outro lugar.⠀

Atualmente, uma excelente opção terapêutica é a aplicação de Toxina Botulínica (Botox®), que bloqueia temporariamente a liberação de suor pelas glândulas sudoríparas. Além de não ser um procedimento cirúrgico, com o Botox não existe o risco de transpiração compensatória.⠀

Por ser minimamente invasivo, a aplicação do Botox® não demanda tempo de recuperação.

O tratamento da hiperidrose restaura a qualidade de vida e autoestima dos pacientes.⠀

Dra. Vivian Loureiro – Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia