Blefaroplastia – Levantamento das pálpebras

Tempo de leitura: 5 minutos

Qual o momento certo de realizar um procedimento mais definitivo?

Drª Gabriela realizando a cirurgia.

Me deparo frequentemente com esse tipo de questionamento e por ter uma formação cirúrgica tenho uma visão diferente do que é ensinado na dermatologia.

Avalio meu paciente por suas expectativas e muitos já fazem procedimentos estéticos há muitos anos. Noto que por mais que estejam acostumados a aplicarem toxinas ou fazer preenchimentos, ficam com a sensação de que ainda existe algo a ser melhorado, pois os olhos já demonstram um ar pesado, com excesso de pele em cima dos olhos e bolsas.

Nesse momento é que vem a questão:
Chegou a hora de realizar uma cirurgia de Blefaroplastia ou Levantamento de supercílios?

Entenda no texto a seguir o que é a cirurgia, os principais pontos que devemos considerar e minha opinião com relação ao procedimento.

Indicações

A cirurgia plástica costumava ser procurada por pacientes com mais de 30 anos. que tinham excesso e/ou flacidez de pele nas pálpebras ou bolsas de gordura na pálpebra inferior. Hoje com tantos procedimentos não invasivos as cirurgias são mais indicadas para casos onde o paciente quer um resultado mais definitivo ou nos casos onde o excesso de pele ou bolsas de gordura são muito intensos ou ainda para casos onde as sobrancelhas tem um posicionamento muito baixo e acabam pesando as pálpebras.

As técnicas mais modernas pedem a preservação da musculatura e da gordura o máximo possível para que os olhos fiquem mais jovens, com ar de naturalidade. Para isso lança-se mão de técnicas associadas a cirurgia como lipoenxertia, injeção de células tronco e também laser de CO2.

A avaliação da relação entre excesso de pálpebras e posição de supercílio (sobrancelhas) é muito importante pois se o problema é a posição baixa das sobrancelhas então a retirada da pele da pálpebra superior deve ser bem avaliada, se não avaliada corretamente pode dar a aparência ainda mais triste aos olhos, conferindo maior queda lateral do supercílio com o tempo.

Como é feita a cirurgia de Blefaroplastia?

É realizada anestesia local com sedação (mais comum) ou anestesia geral.
A cirurgia dura por volta de 40 minutos a uma hora e meia
É necessária internação de 6 a 8 horas.

Cuidados antes da Cirurgia

É necessário jejum de oito horas antes da cirurgia e realização de exames pré-operatórios além de uma avaliação oftalmológica prévia.

Cuidados pós-operatórios

  • Drenagem
    A drenagem é fundamental no pós-operatório para acelerar a melhora do edema, pode ser iniciada após dois dias e no quinto dia é feita uma drenagem em toda face.
  • Cicatrização
    A cirurgia deixa uma cicatriz discreta, pois fica localizada exatamente na dobra da pálpebra superior (porção que fica escondida quando o olho está aberto) e bem embaixo dos cílios inferiores, no caso da pálpebra de baixo. O aparecimento de queloides é muito raro nesta região. Muitas vezes associamos a toxina botulínica e microagulhamento logo na retirada de pontos para melhora mais rápida do eritema da cicatriz.
  • Tabagismo
    O cigarro deve ser evitado nos dois meses seguintes à cirurgia. Pois prejudica a microcirculação e retarda a cicatrização. Para os fumantes que não conseguem parar o caso deve ser avaliado com cuidado.
  • Medicação
    É comum que o médico indique o uso de antibióticos preventivos e analgésicos se houver dor. Todos eles administrados por via oral, ou seja, tomados pela boca. O uso de colírios pode ser feito apenas para lubrificação dos olhos.
  • Higienização
    Deve ser feita normalmente com água e sabonete, uma vez que não ficam curativos no local.
  • Repouso
    Deve ser feito repouso relativo de cinco dias, até a retirada dos pontos.
  • Óculos escuros
    Devem ser usados até que a cicatrização esteja completa, cerca de 30 dias. A ação do sol pode dificultar a cicatrização e deixar a pele da região manchada.
  • Para dormir
    O paciente deve dormir de barriga para cima com cabeceira elevada por 5 dias, depois disso é possível dormir de lado. Para os pacientes que usam lentes de contato, deverá evita-las nos primeiros 5 dias.
  • Inchaço
    Compressas geladas feitas com bexigas de agua gelada ajudam a reduzir o inchaço da região.

 

Resultados

Na primeira semana já é possível ver os resultados, mas eles se tornam mais evidentes depois que diminui o inchaço um a três meses. Melhores resultados aparecem quanto mais firme a pele das pálpebras estiver, por este motivo é importante manter estimulo de colágeno local com radiofrequência ou laser no pós-operatório.

Contraindicações à Blefaroplastia

Pacientes com doenças crônicas como diabetes, hipertensão e insuficiência cardíaca descompensada, devem antes controlá-las para depois submeterem-se a cirurgias plásticas.

Quem tem problemas de visão, como miopia ou hipermetropia, por exemplo, podem fazer a cirurgia sem qualquer problema, mas devem passar por uma avaliação oftalmológica antes.

Opinião

Segundo a minha visão de rejuvenescimento, a cirurgia não deve ser uma arma que transforma um individuo em outro mas sim um pincel na mão de um artista usado para destacar o que um individuo tem de melhor ou para apagar os sinais do envelhecimento fazendo com que aquela pessoa volte no tempo.

Dermatologia Tridimensional, Um olhar Além da Superfície.

 

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin Facebook Comments WordPress (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]