Ícone do site Dra. Vivian Loureiro

Blefaroplastia – Levantamento das pálpebras

Tempo de leitura: 5 minutos

Qual o momento certo de realizar um procedimento mais definitivo?

Drª Gabriela realizando a cirurgia.

Me deparo frequentemente com esse tipo de questionamento e por ter uma formação cirúrgica tenho uma visão diferente do que é ensinado na dermatologia.

Avalio meu paciente por suas expectativas e muitos já fazem procedimentos estéticos há muitos anos. Noto que por mais que estejam acostumados a aplicarem toxinas ou fazer preenchimentos, ficam com a sensação de que ainda existe algo a ser melhorado, pois os olhos já demonstram um ar pesado, com excesso de pele em cima dos olhos e bolsas.

Nesse momento é que vem a questão:
Chegou a hora de realizar uma cirurgia de Blefaroplastia ou Levantamento de supercílios?

Entenda no texto a seguir o que é a cirurgia, os principais pontos que devemos considerar e minha opinião com relação ao procedimento.

Indicações

A cirurgia plástica costumava ser procurada por pacientes com mais de 30 anos. que tinham excesso e/ou flacidez de pele nas pálpebras ou bolsas de gordura na pálpebra inferior. Hoje com tantos procedimentos não invasivos as cirurgias são mais indicadas para casos onde o paciente quer um resultado mais definitivo ou nos casos onde o excesso de pele ou bolsas de gordura são muito intensos ou ainda para casos onde as sobrancelhas tem um posicionamento muito baixo e acabam pesando as pálpebras.

As técnicas mais modernas pedem a preservação da musculatura e da gordura o máximo possível para que os olhos fiquem mais jovens, com ar de naturalidade. Para isso lança-se mão de técnicas associadas a cirurgia como lipoenxertia, injeção de células tronco e também laser de CO2.

A avaliação da relação entre excesso de pálpebras e posição de supercílio (sobrancelhas) é muito importante pois se o problema é a posição baixa das sobrancelhas então a retirada da pele da pálpebra superior deve ser bem avaliada, se não avaliada corretamente pode dar a aparência ainda mais triste aos olhos, conferindo maior queda lateral do supercílio com o tempo.

Como é feita a cirurgia de Blefaroplastia?

É realizada anestesia local com sedação (mais comum) ou anestesia geral.
A cirurgia dura por volta de 40 minutos a uma hora e meia
É necessária internação de 6 a 8 horas.

Cuidados antes da Cirurgia

É necessário jejum de oito horas antes da cirurgia e realização de exames pré-operatórios além de uma avaliação oftalmológica prévia.

Cuidados pós-operatórios

 

Resultados

Na primeira semana já é possível ver os resultados, mas eles se tornam mais evidentes depois que diminui o inchaço um a três meses. Melhores resultados aparecem quanto mais firme a pele das pálpebras estiver, por este motivo é importante manter estimulo de colágeno local com radiofrequência ou laser no pós-operatório.

Contraindicações à Blefaroplastia

Pacientes com doenças crônicas como diabetes, hipertensão e insuficiência cardíaca descompensada, devem antes controlá-las para depois submeterem-se a cirurgias plásticas.

Quem tem problemas de visão, como miopia ou hipermetropia, por exemplo, podem fazer a cirurgia sem qualquer problema, mas devem passar por uma avaliação oftalmológica antes.

Opinião

Segundo a minha visão de rejuvenescimento, a cirurgia não deve ser uma arma que transforma um individuo em outro mas sim um pincel na mão de um artista usado para destacar o que um individuo tem de melhor ou para apagar os sinais do envelhecimento fazendo com que aquela pessoa volte no tempo.

Dermatologia Tridimensional, Um olhar Além da Superfície.

 

Sair da versão mobile